Organização de contas a pagar e a receber

Em tempos de crise, as finanças da empresa tiram o sono de muitos empreendedores. E não é para menos: tantas contas a pagar ou atrasadas; boletos de pagamento de fornecedores que se perdem de vista; canhotos de cheques que não se sabe mais do que são e para o que foram; clientes com débitos na empresa; recebimentos que não sabe se já pagaram ou não. 

Infelizmente, por muitas vezes, os softwares ou ERP’s acabam gerando mais desgaste do que soluções para controlar estas contas a pagar e a receber. Pensando nisto e em uma gestão prática, Robert Ross pontua algumas dicas para você, empreendedor: 

1 – Pasta sanfonada – item bem simples e disponível em qualquer papelaria, auxilia na separação de documentos em uma única pasta. Imagine colocar em cada divisória as contas a pagar por mês assim como as notas de contas a receber. Só de organizar a papelada de faturas, boletos, promissórias e canhotos, você já enxergará melhor o seu ambiente; 

2 – Centros de custo – uma dica bastante útil é separar as contas de acordo com o seu tipo ou o seu destino. É importante saber quanto foi gasto para compra de matérias-primas, quanto se gastou em despesas fixas como água e energia, assim como de que tipo de pagamento veio tal recebimento, como por exemplo de vendas diretas ou tipo de cartão. Isto o auxiliará a dar prioridade e saber realmente de onde vem e para onde vai o dinheiro de sua empresa;  

3 – Planilha eletrônicas – bastante utilizadas e simples de lidar, há diversos softwares que fornecem opções de planilhas, como por exemplo o MsExcel®, podendo você mesmo criar a sua. Imagine lançar todos as contas a pagar e a receber, já com número de notas fiscais ou códigos de barras e a data de faturamento ou pagamento em um só lugar. Além disto você poderá classificar as contas por dia para facilitar seu controle e anotar aquelas que já foram pagas ou não. A dica é começar com uma planilha bem simples e, com as necessidades da empresa, ir aprimorando com mais informações.  

Saber o que se tem que pagar ou receber, de qual assunto se trata a movimentação e o dia que ela deve ser realizada é primordial para iniciar a organização financeira da sua empresa. Vamos colocar em prática!?             

Robert Junior

Consultor em gestão e Empreendedor