Manual do funcionário

Viver em sociedade exige de todos o cumprimento de leis e regimentos. Isto não é diferente dentro das empresas. É necessário explicar e deixar muito claro aos colaboradores, quais as principais regras a serem cumpridas dentro do ambiente de trabalho, garantindo igualdade de ações, de direitos e de deveres, além de contribuir para tornar a firma mais formal e organizada.

Uma das formas de se informar sobre tais regras é o chamado Manual do Funcionário. É bastante comum e prático, além de ser aconselhável, que sempre quando um novo colaborador entre na empresa, ele receba este manual e assine aceitando as condições impostas pela organização. Para facilitar a construção deste manual, José Junior lista para você alguns itens que não podem faltar neste manual:

1 – Boas-vindas: carta breve direcionada ao colaborador agradecendo sua participação na empresa e dando boas-vindas a todo o processo produtivo ou prestação de serviços que a firma oferta. 

2 – Sobre a empresa: escreva um pouco sobre a história da empresa e, principalmente, sobre a missão, visão e valores;  

3 – Ambiente de trabalho: descreva sobre o como se espera o tratamento pessoal entre os colaboradores, com os clientes, fornecedores e outros que interajam com a firma;

4 – Regras gerais: informe sobre horários, higiene pessoal, uniformes e vestimentas, uso de celulares e smartphones, proibições como consumo de álcool, drogas e alucinógenos, como se portar em redes sociais sobre a empresa e regras principais da CLT;

5 – Benefícios e Penalidades: falar sobre plano de carreira, organograma, hierarquia da empresa, tipos advertências e suspensões, além de protocolos de confidencialidade e direitos autorais da organização;

6 – Termos de assinatura: colher assinatura sobre recebimento do manual e das normas, bem como outros necessários da empresa.  

Lembre-se que nenhuma regra pode ir de encontro à legislação em qualquer esfera, seguindo sempre a constituição, normas técnicas e diretrizes do tipo de produto ou serviço prestados aos clientes. Além disto, a ética e o bom senso devem estar sempre presentes e devem ser sempre incentivados em qualquer comunidade, incluso dentro de seu empreendimento. Vamos colocar em prática!            

José Junior

Consultor em gestão e Empreendedor